“Depressão é uma doença que faz a pessoa parar de enxergar a realidade que está a sua volta. Por mais que alguém diga que a pessoa é bonita, bem-sucedida, nada disso adianta quando a pessoa está com esse defeito na cabeça, que diz exatamente o contrário.”
Segundo a psiquiatria, estudos mostram que casos de ansiedade e depressão podem estar relacionados ao bullying (crime) um tipo de agressão intencional e repetitiva que pode acontecer por meio da internet (cyberbullying) ou se manifestar em perseguições, piadas e violência física, causando danos físicos.
Esse abuso pode ser classificado por: psicológico, físico, verbal, sexual e virtual. Mesmo durante o período de depressão, é possível experimentar picos de felicidade ou momentos de bem-estar momentâneos.
O grupo de vítimas-agressoras; tanto vítimas, quanto agressoras, seja de forma proativa ou reativa. Este é este o grupo mais agressivo, no qual se encontram maiores fatores de risco, os quais tem um efeito não apenas aditivo, mas multiplicativo.
Estudos apontam o grupo como o mais problemático entre os envolvidos no bullying, pois são mais desregulados emocionalmente, com piores resultados em avaliações de ajustamento psicossocial, têm temperamento explosivo e menor autocontrole.