NO AR

TV Africa Biso

tvafricabiso.net

Brasil

Bangu ganha estátua inspirada na primeira vencedora do concurso de Miss Elegante

Publicada em 01/11/24 às 15:24h - 7 visualizações

por Reportagem do estagiário Gabriel Rechenioti, sob supervisão de Raphael Perucci


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Gisela Almeida )
Juntamente com a escultura, também foi inaugurada uma exposição em homenagem à história da Fábrica de Tecidos Bangu, que ocupava o terreno de shopping.

A estátua homenageia a modelo Corina Baldo, uma das primeiras vencedoras do concurso Miss Elegante de Bangu. 

Rio - O Bangu Shopping, na Zona Oeste, ganhou, nesta quarta-feira (30), uma estátua inspirada em Corina Baldo, primeira vencedora do concurso de Miss Elegante do bairro, um dos eventos sociais mais importantes da cidade nos anos 1950. 

Junto com a escultura, também foi inaugurada uma exposição de fotos em homenagem à história da Fábrica de Tecidos Bangu, peça-chave no desenvolvimento local e que funcionava no terreno onde, atualmente, é localizado o estabelecimento comercial.

A homenagem a Corina, mãe do ator Felipe Camargo, que ganhou a competição em 1952, ficará de forma permanente no shopping, em frente à antiga chaminé da fábrica, que fornecia os tecidos utilizados no Miss Elegante Bangu. Feita em fibra e resina, com acabamento que simula o tom de bronze, a obra, de 3,70m de altura, foi produzida pelo artista plástico Clécio Régis. 

Morador de Bangu desde os 11 anos e amante do bairro, ele ressaltou a importância de resgatar essa história. 

"Bangu surgiu em 1891, como um bairro proletário, justamente através da Fábrica de Tecidos. 

Além do futebol, também é pioneiro na exportação de moda, que teve o seu auge nos anos 50. 

Esse monumento enaltece o Miss Elegante Bangu, que surgiu de forma despretensiosa no período, como um desfile beneficente, e acabou virando tradição, um evento muito forte, que deu origem aos concursos de Miss Brasil. 

A estátua da Corina simboliza essa importância e inovação que Bangu levou à indústria de exportação de moda do país", explica Clécio.

O artista afirma que a autoestima de um bairro se consolida a partir de sua história e cultura, e que, por isso, se apaixonou e adotou Bangu como "projeto de vida". 

Clécio foi um dos responsáveis por montar o museu do bairro, e tem outras dezenas de monumentos espalhados pela região, como o do Largo de Bangu, posicionado em frente à Paróquia São Sebastião e Santa Cecília.

"O bairro tem uma história belíssima, uma das principais do Rio de Janeiro. A autoestima de um local se dá pela propagação de sua cultura. 

As pessoas precisam saber que Bangu é pioneiro na exportação de moda, no futebol… Vejo que os jovens de hoje estão apaixonados pelo bairro, felizes em morar em Bangu, torcer pelo clube. 

Essa é uma das minhas razões de viver. Fico muito feliz de poder espalhar essa memória e contribuir para a autoestima do bairro", celebra Clécio.

O ator Felipe Camargo conta que a estátua lembra e homenageia um período que foi de grande importância na vida de sua mãe: "Esse resgate da história dela é incrível. Na época, foi uma conquista muito significativa, abriu portas, fez com que ela fosse à Paris. 

Temos várias fotos e reportagens do período guardadas, essa notoriedade que ela conquistou perdurou por mais de 10 anos depois, gerou grande repercussão. 

Minha mãe foi a primeira pessoa a ser uma 'celebridade' na família, mas viveu uma vida normal, casou, teve quatro filhos, se separou, casou de novo… E sempre esteve ao nosso lado a vida inteira. Como mulher, foi uma pessoa muito autêntica, sempre muito decidida em relação ao que queria viver", lembra.

Felipe não conseguiu comparecer à inauguração, mas afirmou que, assim que possível, vai juntar os irmãos para conhecer a homenagem. "Vamos fazer uma incursão por Bangu, para conhecermos tudo. 

Nós vivemos toda a nossa vida na Zona Sul, mas minha mãe costumava ir à fábrica. É muito bacana ver que essa história não foi esquecida, e que estão rememorando", celebra o ator. 

O desfile que a modelo venceu aconteceu no Clube Caiçaras, em Ipanema, Zona Sul.

Nascida em 1930, Corina faleceu em 2016, aos 86 anos, após sofrer um acidente doméstico e ser internada. Ela deixou outros três filhos, além de Felipe.

A exposição sobre a Fábrica de Tecidos Bangu, inaugurada junto com a estátua de Corina, é composta por sete totens com imagens que destacam a rotina de trabalho da época. 

A mostra, produzida em parceria com o Museu de Bangu, vai funcionar até o dia 10 de novembro, próxima à loja Constance. 

Natalia Falcão, Gerente de Marketing do Bangu Shopping, reforça o vínculo do estabelecimento com a fábrica e com as raízes culturais do bairro.

"Essa celebração promete destacar ainda mais o legado da Fábrica Bangu, como protagonista na história da moda nacional, conectando o passado e o presente de uma região que foi central para a moda e a indústria têxtil do Brasil. 

Além disso, a estátua de Corina Baldo é uma lembrança permanente desta era dourada", destaca Natalia.

A fábrica operou entre 1889 e 2004, e tinha como principal matéria-prima o algodão do Seridó, produzido no nordeste do país e em São Paulo, que serviu para o desenvolvimento de diversos tecidos, como o cetim. 

O Miss Elegante Bangu surge como ferramenta de divulgação da marca, aproveitando um período em que os concursos de beleza tomavam força.

A primeira edição, em 1952, reuniu mulheres indicadas pelos principais clubes sociais do Rio e do Brasil, e um dos prêmios foi a viagem a Paris, feita por Corina. 

Na ocasião, as participantes desfilaram com modelos exclusivos de baile ou passeio, desenhados pelo figurinista da casa e construídos com os tecidos que seriam utilizados nos próximos lançamentos da fábrica. 

A maioria dos concursos foram realizados no Copacabana Palace, na Zona Sul.

A indústria também foi essencial para o desenvolvimento do futebol no bairro, com o Bangu Atlético Clube. 

Thomas Donohoe, escocês pioneiro do futebol no Brasil, que também tem uma estátua feita por Clécio exposta no Bangu Shopping, foi operário da fábrica e morador do bairro. 

Ele apresentou o futebol aos colegas de trabalho como uma forma de recreação. Além de pioneiro do esporte como um todo, o clube também foi um dos primeiros a investir na produção e comercialização de camisas de futebol.

Em 2004, a partir do fechamento da indústria, Bangu passou a assumir-se como um bairro comercial e residencial. 

Três anos depois, no dia 30 de outubro de 2007, foi inaugurado o Bangu Shopping, no mesmo terreno, que manteve as características arquitetônicas originais da fábrica. Nesta quarta-feira (30), o espaço celebra 17 anos.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


 
Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

+5521982585013

Visitas: 5005
Usuários Online: 26
Copyright (c) 2024 - TV Africa Biso