Coração artificial desenvolvido pela BiVACOR e pelo Texas Heart Institute pode ser solução para tratamento de suporte enquanto pacientes com insuficiência cardíaca aguardam por transplante de coração
A insuficiência cardíaca é um distúrbio caracterizado pela incapacidade do coração de suprir as necessidades do corpo, causando a redução do fluxo sanguíneo, refluxo de sangue nas veias e nos pulmões. A doença causa sintomas como falta de ar e fadiga e pode ser causada por doenças cardíacas, hipertensão arterial, insuficiência renal, distúrbios da tireoide, anemia ou uso de alguns medicamentos.
O objetivo do estudo EFS, realizado em humanos, é avaliar a segurança e o desempenho do coração de titânio como uma solução para pacientes com insuficiência cardíaca que estão aguardando um transplante. Segundo comunicado emitido pelo Texas Heart Institute, o dispositivo, apesar de pequeno, é capaz de fornecer suporte cardíaco o suficiente para um homem adulto que pratica exercícios físicos. O coração também é capaz de se autorregular conforme o nível de atividade do paciente.