A estátua de Lúcifer que vai ser instalada em um sítio de Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre, custou cerca de R$ 35 mil, de acordo com Mestre Lukas de Bará da Rua, integrante da Nova Ordem de Lúcifer na Terra. Ele e outro integrante do grupo religioso pagaram a quantia. A ordem conta com 100 pessoas em todo o país. Cerca de 80 são do RS.
Recurso foi pago pelos membros do grupo. Imagem ficará em espaço em Gravataí dedicado ao culto a Lúcifer. Fundador nega conotação negativa da divindade. Local é mantido sob sigilo para garantir segurança de seguidores após ameaças.
A imagem tem cerca de 5 metros e aproximadamente 1 tonelada. Foi construída em um ateliê e faz parte de um projeto de criação de um espaço para a ordem voltada ao culto de demônios, diz Lukas.
"Nosso principal objetivo é que a gente consiga desmistificar o culto. Abrir espaço pra debates, fazer alguns rituais para trazer energias ancestrais pra dentro de nós", descreve.
As reuniões acontecem duas vezes por mês. Os integrantes também se juntam em grupos de estudo, que acontecerão na propriedade. Participam da ordem somente pessoas indicadas por quem já é membro.
Lukas conta que participa de um templo de quimbanda, mas decidiu fundar a ordem para poder trabalhar com as figuras de demônios. "A gente resolveu tratar fora da casa [de quimbanda] porque existe um preconceito muito grande quando se fala de demônios", diz.