A Organização Mundial da Saúde (OMS) voltou a declarar a mpox como uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) nesta quarta-feira (14).
O mais alto nível de alerta da organização havia sido declarado para o surto da "varíola dos macacos", como era então conhecida a doença, no final de julho de 2022. Somente em maio de 2023 que a organização decidiu rebaixar seu status, por causa da diminuição global do número de casos (como também aconteceu com a Covid).
Pesquisa identifica nova variante do HIV, vírus da Aids, em três estados pelo país.
A principal razão por trás dessa declaração da OMS é a propagação de uma nova variante do vírus (conhecida como Clado 1b), que causa uma maior mortalidade, é mais fácil de transmitir e está circulando na África Central, afetando principalmente crianças e se espalhando por meio de múltiplos modos de transmissão (não apenas a via sexual).
⚠️No Brasil, até o momento, nenhum caso do Clado 1b foi identificado.
Mpox na África
Desde 2022, diversos países já registraram casos da doença (veja mais abaixo). No entanto, a rápida propagação do vírus no continente africano reacendeu um alerta nas entidades de saúde pelo mundo. A região registrou, desde o começo do ano, mais de 17 mil casos suspeitos e confirmados e 517 mortes, segundo os últimos dados divulgados pelo Africa CDC em 9 de agosto.