Desde a metade deste mês de setembro, os entusiastas da astronomia têm a oportunidade de observar um dos mais aguardados cometas do ano: o C/2023 A3 (Tsuchinshan–ATLAS), que está se tornando cada vez mais visível no céu noturno.
Atualmente, o "Cometa do Século", como vem sendo chamado este corpo celeste, está ficando mais próximo do Sol, o que o torna melhor de ser observado.
Mas com o auxílio de alguns instrumentos e sobre as montanhas de Minas Gerais, o fotógrafo Cristiano Xavier já fez um registro impressionante dessa sua passagem (veja a imagem acima)
Xavier conta que começou a estudar a melhor data para fotografar o C/2023 A3 fazendo testes preliminares alguns dias antes do seu chamado "periélio", quando o cometa estará com um brilho intenso devido à proximidade com o Sol (nessa próxima sexta, 27).
"Eu acordei às 4 horas da manhã, apontei a câmera onde o GPS indicava e fiquei esperando o cometa aparecer, mas a atmosfera estava muito suja de fumaça e poeira. Quando ele finalmente surgiu, foi uma emoção capturá-lo antes do nascer do sol", diz.
De acordo com o Observatório Nacional, ainda não é possível, porém, garantir com exatidão que o Tsuchinshan–ATLAS será visível a olho nu, já que o brilho de objetos do tipo é difícil de prever.