Um deserto na Arábia Saudita ficou coberto de neve pela primeira vez na história. O fenômeno inédito foi registrado na região de Al-Jawf, na fronteira com a Jordânia, após fortes chuvas e granizo atingirem o território saudita.
Segundo a agência de notícias estatal da Arábia Saudita, a neve caiu no último sábado (2). A previsão para os dias seguintes era de formação de tempestades, ventos fortes e chuvas torrenciais.
O país é conhecido pela paisagem árida, com temperaturas que costumam ficar acima dos 30°C durante o dia.
Registros mostram o deserto árido transformado em uma paisagem de inverno inesperada, com os flocos ainda se acomodando. Caravanas de camelos foram vistas pisando cautelosamente na camada de gelo que cobre a areia.
O fenômeno inesperado atraiu um grande número de pessoas, que saíram dos seu carros para tocar na neve.
As temperaturas no deserto de Al-Nafūd podem chegar a 55°C em alguns pontos, o que fez com que a precipitação de neve fosse ainda mais surpreendente.
A mídia estatal relatou que chuvas fortes e tempestades de granizo varreram partes da região de Al-Jawf na segunda-feira (4/11).
O Centro Nacional de Meteorologia dos Emirados Árabes Unidos afirmou que o evento climático incomum surgiu de uma área de baixa pressão no Mar Arábico.
Apesar da recente queda de neve, as projeções indicam aumento das temperaturas médias na região. Em breve, isso pode levar a padrões climáticos cada vez mais erráticos e extremos, alertaram meteorologistas.
O deserto da Arábia Saudita não foi o único local com clima incomum. O "Firstpost" relatou que Riad, a capital da Arábia Saudita, lutou nesta semana contra chuvas fortes e inundações.